Abordagem comunicativa das relações interpessoais: Interacionismo simbólico; Escola de Palo Alto
Sinopse
As relações interpessoais ocorrem sustentadas por actos de comunicação.
Comunicação é o nome que se dá ao modo como o ser humano interage com os outros, revelando as suas atitudes de agrado e desagrado, pertença e não pertença. Ambas as escolas - Interaccionismo Simbólico e Palo Alto - inauguraram uma nova forma de compreensão da comunicação, centrada na interacção, na comunicação interpessoal, como fundamento de todas as relações sociais, considerando também que as interacções sociais estão em permanente construção.
Do Interaccionismo Simbólico surge a ideia que todas as interacções são sustentadas por uma carga simbólica e que é na interpretação desses símbolos que se forma o mundo social, regulado por regras de convivência mútua e atitudes comportamentais. A linguagem, seja ela de que tipo for, é o modo como os indivíduos expressam os seus símbolos, percepcionados e manipulados pelo pensamento. É a interpretação do significado dos símbolos que determina a acção. Símbolos, linguagem e pensamento são os três princípios fundamentais do Interaccionismo Simbólico.
Da Escola de Palo Alto saíram os axiomas onde, de acordo com os seus seguidores, está ancorada a comunicação: é impossível a não comunicação, pois mesmo a ausência de comunicação é significativa de alguma coisa, todo o tipo de manifestação humana é sinónimo de interacção; existe sempre um aspecto de conteúdo e relação no acto comunicativo; a natureza de uma relação assenta no quadro de referências que os interlocutores fazem uns dos outros; a comunicação pode ser digital ou analógica; as trocas comunicacionais podem ser simétricas ou complementares, conforme se baseiem na igualdade ou na diferença.
Apresentação das tarefas propostas e respectivos objectivos
Objectivos:
· Estudar as escolas que, na área da comunicação, podem contribuir para o estudo das relações interpessoais: Interaccionismo Simbólico e Escola de Palo Alto.
Tarefas a realizar:
· Leitura dos materiais propostos, orientada para uma breve caracterização do Interaccionismo Simbólico e da Escola de Palo Alto.
· Identificar alguns princípios vinculados a cada uma destas escola que tenham particular relevância no estudo das R.I., devidamente justificados e ancorados em exemplos da prática profissional.
· Elaborar um quadro com a apresentação esquemática da informação sobre as duas escolas e exemplos práticos
Trabalhos realizados no âmbito do tema
Interacionismo simbólico
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Herbert Blumer |
A partir da Escola de Chicago
George Herbert Mead
Erving Goffman
analisaram a sociedade em termos de interacções sociais.Charles Horton Cooley
CARACTERÍSTICAS |
Natureza simbólica da vida social § Os humanos actuam de acordo com as coisas tendo por base os significados que estas coisas têm para eles § O significado destas coisas advém da interacção social que um indivíduo tem com os restantes actores § Estes significados utilizam-se como um processo de interpretação efectuado pela pessoa na sua relação com as coisas que encontra, modificando-se. |
PRINCÍPIOS BÁSICOS |
· Rejeição da imagem do ser humano como organismo passivo e determinado. O ser humano é um ser em acção, é agente · O ser humano é concebido como um ser que age no presente, sendo influenciado não só pelo que aconteceu no passado, mas pelo que está a acontecer no tempo da interacção · A interacção respeita: o Ao que acontece entre os indivíduos o Ao que acontece dentro de cada um · A acção dos indivíduos está relacionada com o significado que eles têm do mundo · Os significados são produtos sociais que surgem em interacção · Os significados podem ser manipulados e modificados nas interacções |
EXEMPLOS PRÁTICOS |
§ Em contexto de sala de aula, numa turma de 12º ano – curso tecnológico de desporto, é muito frequente a interacção professora de educação física / alunos utilizando um código próprio da actividade desportiva, nomeadamente nos comentários aos jogos dos vários campeonatos nacionais ou às competições internacionais. § A mesma turma numa saída em visita de estudo na qual também participou o professor de matemática utilizou um código próprio de comunicação com o referido professor, fervoroso adepto da actividade física como prática habitual nos seus tempos de lazer, completamente diferente daquele que é usado diariamente em situação de aula e mesmo na própria escola. |
Escola de Palo Alto
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Gregory Bateson |
Em oposição ao modelo linear de Shannon e Weaver, Gregory Bateson inicia em 1942 a Escola de Palo Alto (ou “Colégio Invisível) e associa-se com
Ray Birdwhistell
Edward T. Hall
Paul Watzlawick (entre outros)
Propõem uma alternativa ao modelo linear da comunicação e trabalham a partir do modelo circular retroactivo.
CARACTERÍSTICAS |
§ A essência da comunicação reside em processos de relação e interacção § Todo o comportamento humano tem um valor comunicativo § Os transtornos psíquicos reflectem perturbações da comunicação entre o indivíduo portador do síndroma e quem lhe está próximo § A comunicação é um processo social permanente que integra múltiplos modos de comportamento – a palavra, o gesto, a observação e o espaço inter-individual |
PRINCÍPIOS BÁSICOS |
Esta corrente baseia-se em 5 axiomas · Não se pode não comunicar (o próprio silêncio é um acto de comunicação) · Toda a comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto de relação – metacomunicação · A natureza de uma relação está na contingência da pontuação das sequências comunicacionais entre comunicantes · Os seres humanos comunicam digital e analogicamente · As permutas comunicacionais são: § Simétricas- se se baseiam na igualdade § Complementares - se se baseiam na diferença |
EXEMPLOS PRÁTICOS | |
§ Em contexto de sala de aula, uma aluna de 12º ano não faz intervenções orais quando a turma está completa contudo, a sua expressão facial é sintomática da sua concordância ou não com as diferentes propostas ou solicitações, quer sejam feitas pela professora quer pelos colegas. § No âmbito do projecto de educação para a saúde, de uma turma de 12º ano, foi visionado o filme “O segredo de Brokeback Mountain” seguido de um debate sobre os afectos, os preconceitos e a orientação sexual. Vários alunos não fizeram qualquer intervenção no debate, mas no balanço realizado por escrito no final do período conseguiram fazer uma reflexão riquíssima e muito interessante sobre os aspectos tratados no filme, conseguindo mesmo ir para além do que foi abordado no debate. § Realizei um intercâmbio com uma escola inglesa e uma italiana tendo ocorrido o encontro no sul de Inglaterra(5 dias). Um dos alunos portugueses, do 10º ano, tinha muitas dificuldades a Inglês, o que o levou a ter uma evolução muito peculiar na sua comunicação com os restantes colegas: o Inicialmente pedia aos colegas portugueses que traduzissem o que ele queria comunicar; o Posteriormente comunicava principalmente com as raparigas italianas; o Por fim já comunicava com todos os alunos, independentemente da sua nacionalidade. | |
- Griffin, E. (2006). A First Look at Communication Theory. McGraw-Hill (6ª ed.) http://www.afirstlook.com/main.cfm
- Costa, E.; Matos, P. (2007). Abordagem sistémica do conflito. Lisboa: Universidade Aberta.
- Pesquisas na Internet.
Reflexão sobre a pertinência científica e pedagógica do tema
A comunicação interpessoal é um processo de interacção social recíproca, entre duas ou mais pessoas, cuja relação poderá ter influência no comportamento, na motivação e no estado emocional do emissor ou do receptor. Este processo ocorre nas relações das pessoas como sujeitos, membros de um determinado grupo social e cultural, permitindo que ideias e sentimentos se transmitam de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interacção social, sendo fundamental para o homem, enquanto ser social e cultural.
A comunicação interpessoal tem um papel muito importante na educação na medida em que sendo um facilitador do aperfeiçoamento das boas relações interpessoais pode contribuir para a melhoria das relações com a família, com os amigos, com colegas, com o professor, com os diversos grupos sociais onde se vai inserindo e com a comunidade de um modo geral.
A capacidade e facilidade de comunicação tem aumentado consideravelmente, acompanhando a grande evolução tecnológica dos meios que estão hoje ao dispor de todos nós. O próprio computador, encarado até há poucos anos atrás como um factor de isolamento social, é hoje visto como um grande facilitador da comunicação não só encurtando as distâncias físicas mas também permitindo mais e melhores comunicações.
A escola é um local de uma grande riqueza em termos de comunicação, assumindo particular relevância o papel da comunicação nas relações interpessoais. Todo o tipo de comportamento interactivo é uma actividade dirigida e é interpretado pelo outro de acordo com as suas percepções e sensibilidade, no qual se deve ter sempre em conta os contextos em que essas interacções acontecem. E mesmo em contextos onde existem códigos comunicacionais comuns, como por exemplo a sala de aula, é necessário ter em mente que existem outros contextos exteriores, inerentes às vivências sociais e culturais dos interlocutores (a que Bateson chama trocas circulares) a interferir e que podem distorcer o objectivo da comunicação.
