terça-feira, 12 de julho de 2011

A Escola na promoção da democracia

Sete critérios que são necessários satisfazer para que uma escola possa ser classificada como democrática:

1. The open flow of ideas, regardless of their popularity, that enables people to be as fully informed as possible
2. Faith in the individual and collective capacity of people to create possibilities for resolving problems
3. The use of critical reflection and analysis to evaluate ideas, problems, and policies
4. Concern for the welfare of others and the «common good»
5. Concern for the dignity and rights of individuals and minorities
6. An understanding that democracy is not so much an «ideal» to be pursued as an «idealized» set of values that we must live and must guide our life as a people
7. The organization of social institutions to promote and extend the democratic way of life
                                                  Apple & Beane (1995)

Todas as escolas têm a capacidade de se tornarem numa escola amigável, a partir do momento em que dirijam uma atenção significativa para a satisfação das carências sócio-emocionais dos seus alunos e professores. (…) Em última instância, a escola deve ser um espaço atento aos outros, alegre e seguro, onde cada um possa trabalhar e brincar. (…) Uma escola amigável torna-se um espaço satisfatório e fidedigno para trabalhar, quando professores e alunos se sentem valorizados e confiantes de que estão a fazer um trabalho positivo. Através de uma maior ligação e um sentido de pertença, a escola torna-se um local atractivo, onde as crianças desejam estar.
OMS

Sem comentários:

Enviar um comentário