§ reduz o número de processos disciplinares
§ ajuda a desenvolver as capacidades de diálogo e de respeito
§ favorece a melhoria das relações interpessoais, fomentando o entendimento e o respeito pelo outro
§ ajuda a reconhecer o valor dos sentimentos e interesses do outro
§ reduz os comportamentos de violência
§ diminui o número de intervenções dos adultos
§ favorece a autodisciplina
§ apresenta rapidez e durabilidade na resolução dos conflitos
§ evita litígios, através da procura de compreensão da opinião do outro
§ apresenta satisfação mútua, sem vencidos nem vencedores
§ aumenta a auto-estima dos alunos
§ reduz o desgaste emocional
§ promove um ambiente cooperativo
§ desenvolve uma nova cultura do conflito, através da sua gestão de uma forma mais positiva
§ aperfeiçoa a capacidade de criar soluções pacíficas e de acordo mutuo
§ fomenta a participação activa dos alunos na resolução dos problemas
§ contribui para o desenvolvimento das competências comunicativas
§ ameniza as relações agressivas
§ melhora o relacionamento e o entendimento entre todos
§ aumenta a qualidade do desempenho académico
Pacheco, F. (2006). A gestão de conflitos na escola: a mediação como alternativa. Tese de Mestrado. http://repositorioaberto.univ-ab.pt/bitstream/10400.2/666/1/LC209.pdf
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